Páginas

29 de setembro de 2011

Rock in Rio anuncia novas medidas de limpeza para os próximos quatro dias


Organização anuncia novas medidas de limpeza para os próximos quatro dias e faz apelo ao público para que usem devidamente as latas de lixo e os banheiros da Cidade do Rock. 

De acordo com dados divulgados pela Comlurb, a operação de limpeza da Cidade do Rock realizada nos três primeiros dias do Rock in Rio 2011 resultou na coleta de 145 toneladas de resíduos. Desse total, 35 toneladas serão transformados em adubo orgânico que será utilizado no programa de reflorestamento do município e 49 toneladas seguiram diretamente para reciclagem através da Cooperativa Barracoop. A meta do Rock in Rio é garantir que 100% dos resíduos gerados antes, durante e após sua realização tenham destinação final adequada. Para aumentar o conforto do público, a organização do Rock in Rio anuncia para os próximos quatro dias o reforço no número de contentores e também profissionais, além de uma nova equipe dedicada exclusivamente à limpeza dos banheiros.

No total, a Cidade do Rock receberá mais 200 contentores (latões), totalizando 720 contentores adesivados para que o público possa diferenciar e separar os resíduos recicláveis dos não-recicláveis corretamente. Desde o início do evento, sacos plásticos transparentes (recicláveis) e opacos (não-recicláveis) são distribuídos em todas as áreas de bares e restaurantes para que os catadores possam ajudar os lojistas a separar os recicláveis, e esses espaços contam ainda com eco-pontos, onde a Comlurb recolhe os sacos corretamente separados pelos funcionários antes de transportá-los até os caminhões de lixo.

A Comlurb é responsável pela limpeza permanente dos espaços abertos da Cidade do Rock, com garis uniformizados, enquanto a Locanty – empresa patrocinadora do projeto social Por Um Mundo Melhor – assumiu os espaços privados, como camarins, backstage, banheiros, Área VIP e salas de produção.

O efetivo de limpeza da Cidade do Rock do Brasil é 50% maior que os das Espanha e Portugal. Ao longo do primeiro fim de semana do Rock in Rio, pôde ser constatado que o público deixa muito lixo no chão enquanto muitas latas de lixo ficaram vazias. Para os próximos quatro dias, a organização do festival pede que o público colabore com a limpeza do espaço descartando os resíduos em um dos contentores distribuídos pela Cidade do Rock e na utilização correta dos banheiros.