Páginas

4 de novembro de 2009

Materiais recicláveis exportados para a Europa

A Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava realizou a exportação do seu primeiro lote de materiais recicláveis para a Europa.

A Cooperativa é a sede da Rede Catabahia, a primeira rede de comercialização de materiais recicláveis organizada por catadores no Brasil. Ela beneficia cooperativas e pequenas e médias empresas de dez municípios do Estado da Bahia e é resultado dos esforços do PANGEA, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

"Esse projeto afasta os catadores das ruas e lixões, assim como das chamadas ‘empresas atravessadoras’, e os organiza em cooperativas para realização de negócios diretamente com a indústria de reciclagem nacional e, agora, também internacional”, explica o diretor do PANGEA, Antonio Bunchaft.

A ação é inédita, já que nenhuma outra organização de catadores no mundo opera uma linha de exportação. Esse processo de internacionalização das atividades da Rede Catabahia foi possível através da parceria do PANGEA com o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras, que é co-financiado pela União Europeia e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

A partir da exportação do primeiro lote, a expectativa é de que a Rede Catabahia transforme essa experiência, considerada piloto, em uma ação permanente, de grande escala. De acordo com o diretor do PANGEA, além de estimular a competitividade das cooperativas e empresas envolvidas no Projeto, a iniciativa já gera impactos sociais diretos, como a elevação e a estabilidade do faturamento de 500 famílias de catadores. “Também temos os impactos ambientais positivos, como a economia de importantes recursos naturais, a exemplo de petróleo, árvores e água”, lembra ele.

Nenhum comentário: