Páginas

6 de novembro de 2009

Alternativas para as polêmicas ambientais do séc. XXI

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre os grandes desafios ambientais que o Brasil terá de enfrentar de imediato e no futuro próximo, foi lançado o documento “Economia Verde – Uma Visão Social Democrata sobre Desenvolvimento Sustentável”.

De autoria do agrônomo Xico Graziano, atual secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e militante da causa ambiental desde os anos 70, “Economia Verde” propõe rumos possíveis para as políticas ambientais no País diante de mudanças climáticas globais, aliando-as ao desenvolvimento econômico.

“Enxergamos uma enorme oportunidade na agenda global, pautada pelas mudanças climáticas, de o Brasil se transformar em uma potência ambiental mundial, com desenvolvimento associado à preservação da natureza”, diz Graziano.

No documento, Graziano faz propostas para o desenvolvimento sustentável. “Há que se superar a retórica e avançar nas propostas concretas em defesa da sustentabilidade, trocando o discurso pela eficácia”, diz Graziano no documento. “Seu arrojo, a marca de sua modernidade, reside em colocar a variável ambiental no centro do modelo de desenvolvimento”, comenta.

Outro ponto de destaque apontado por Graziano é a necessidade de o Brasil adotar uma postura mais ousada frente aos desafios colocados pelas mudanças climáticas.

“O Brasil não pode temer esse jogo internacional. Ninguém discorda que os maiores responsáveis pelo aquecimento global são as nações ricas. Nada disso, entretanto, justifica uma posição defensiva nas negociações da ONU, como ocorrerá agora na Dinamarca. Afinal, o planeta é um só, e se o esforço não for generalizado, ninguém se salvará.”, analisa.

A íntegra do documento está disponível no site http://www.xicograziano.com.br/.

Nenhum comentário: