Páginas

8 de outubro de 2009

Precisamos divulgar mais sobre sacolas biodegradáveis

Pesquisa Ibope realizada com mulheres das classes B, C e D mostra que apesar das campanhas e aprovações de projetos de lei que obrigam a substituição de sacolas plásticas por sacolas biodegradáveis, a grande maioria das entrevistadas não sabem nem o significado da palavra "biodegradável".

Embora 100% delas reutilizam as sacolas plásticas após as compras, a pesquisa mostra que 65% delas não sabem o que significa o termo “biodegradável” e 5% relataram sentidos equivocados (“que emite gases tóxicos” ou “que demora para se decompor”, por exemplo).

Das entrevistadas, 60% afirmam acreditar que o uso de sacola biodegradável contribuirá para o aumento de lixo na cidade, ou seja, fazem associação das sacolas biodegradáveis com maior acúmulo de resíduos. E 64% acreditam que essas embalagens não poderiam acondicionar produtos congelados, gelados e úmidos, frutas ou legumes.

Mas não precisa desanimar! Enquanto desconhecem o sentido do conceito de “biodegradável”, as entrevistadas mostram preocupação com ações ambientalmente sustentáveis e 82% apontam que a sacola biodegradável deve ser depositada somente em coleta seletiva de lixo. Apenas 12% disseram que ela “desaparece” após ser descartada na natureza.

A pesquisa apontou as formas mais lembradas pelas entrevistadas para a reutilização das sacolas plásticas. Entre elas, guardar alimentos, guardar roupas, calçados e documentos, acondicionar o lixo da cozinha ou o do banheiro, recolher fezes de animais, entre outras. No site http://www.sacolinhasplasticas.com.br/, a Plastivida dá mais dicas de reutilização de sacolas plásticas.

Fonte: Yellow Comunicação

Nenhum comentário: