Páginas

7 de outubro de 2009

Documentários sobre problemas ambientais

Nessa quinta-feira, 08 de outubro, a MTV leva ao ar o primeiro episódio da série de documentários Toxic. Produzidos pela VBS TV, a TV online da revista VICE que conta com direção criativa de Spike Jonze, os oito filmes da série abordam graves problemas ambientais ao redor do planeta. A parceria entre MTV e Vice resulta também em um canal Vice dentro do portal MTV.

No primeiro capítulo, a equipe de reportagem da VBS TV vai para um dos novos lugares onde os Estados Unidos têm procurado por petróleo: a vasta área de areia betuminosa da província de Alberta, no Canadá. É de lá que são retirados mais de 70% do petróleo daquele país, mas a extração do petróleo da areia causa sérios problemas ambientais e o desmatamento de áreas gigantescas. Graças ao desenvolvimento da tecnologia de extração e ao aumento do preço dos barris, essa fonte tem sido enxergada como uma saída para a atual crise energética e uma solução para a dependência do Oriente Médio.

O documentário explora os aspectos culturais e ambientais da extração desse recurso valioso. Mostra também, além da pilhagem da paisagem, empregados das empresas Syncrude e Suncur, que vivem em dormitórios graças à falta de moradia em Fort McMurray, e nativos que moram nas ruas e relatam peixes envenenados nas águas do rio Athabasca.

São imagens impressionantes de uma poluição que, por pressão de empresas e governos, só vai aumentar enquanto existir a extração de petróleo nas areias de Alberta.


TOXIC – Estréia dia 08de outubro
Exibição: Quintas-feiras, às 23h30
Duração: 30 min.
Reprise: domingo, dia 11, às 21h

Fonte: Cartaz Comunicação

Nenhum comentário: