![]() |
Viva Mata 2013 / Zerolux / SOS Mata Atlântica |
Seis pavilhões – Floresta, Mar, Ambiente Urbano, Água, Mudanças Climáticas e Propriedades Sustentáveis – reuniram atividades sensoriais e vivenciais sobre cada um desses temas, e foram experimentadas por 17.500 pessoas nos três dias de evento.
No pavilhão Floresta, por exemplo, uma maquete gigante mostrava a área original da Mata Atlântica e quanto restou desse bioma, com lupas para os visitantes observarem regiões marcantes, como a Serra do Mar e o Corcovado. No pavilhão Mar, foram mostradas espécies diferentes de pescado e quais estavam ameaçadas ou precisavam ter seu consumo evitado. Em Ambiente Urbano, era possível ver, por meio de painéis com fotos, o contraste entre ambientais sustentáveis e insustentáveis (como praia suja e praia limpa ou trânsito caótico e transportes alternativos).
No pavilhão Propriedades Sustentáveis, os visitantes trilhavam o caminho da produção sustentável num labirinto, respondendo corretamente as perguntas apresentadas.
Além disso, o Viva a Mata contou com exposições de ONGs e empresas parceiras, que apoiam a causa da sustentabilidade e a proteção da Mata Atlântica.
Apresentações musicais, teatro, oficinas e uma programação de palestras no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna) também fizeram parte da programação.
O circuito de palestras do Viva a Mata 2013 foi iniciado com o lançamento da campanha nacional “Cumpra-se”, pelo cumprimento do Código Florestal. O segundo dia de palestras foi dedicado a temáticas relacionadas à costa e ao mar. Na manhã de domingo, representantes de diversas organizações da sociedade civil se reuniram no palco do evento para o lançamento de um manifesto pelo cumprimento do Código Florestal Brasileiro.
Mais informações no site www.sosma.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário