Páginas

21 de agosto de 2012

1º Festival Gastrônomico de Brotas é um sucesso

O fim de semana não poderia ser melhor. Famosa pelos esportes de aventura, a cidade de Brotas provou que também surpreende os visitantes quando o assunto é gastronomia e cultura.

O Brotas Gourmet, 1º Festival de Gastronomia e Música, reuniu 10 dos principais restaurantes da cidade, além de duas atrações musicais e oficinas e tendas de comercialização de produtos da região, no Centro Comunitário de Brotas, no último fim de semana (17 e 18 de agosto).


Crédito: Márcio Dalmaso
Com o tema “Um Novo Olhar Sobre Antigas Tradições”, os pratos tradicionais da região ganharam versões contemporâneas com a ajuda e supervisão do chef David Roges, do Senac de Águas de São Pedro.

O Passaporte Brotas Gourmet (R$ 55) dava direito a experimentar os 10 pratos do festival. Havia também o ticket individual (R$ 7) para quem quisesse experimentar ou repetir algum prato de sua preferência.


Brotas Gourmet / Márcio Dalmaso
Decorada com tecidos floridos de chitão, o evento recebia os visitantes com uma charmosa bolsinha do mesmo tecido com uma caneca e talheres de plástico, o que eu achei super sustentável.

Eu e o Márcio, meu companheiro de aventuras, começamos pela “Polenta Vicino com Ragu de Costelinha”, uma espécie de polenta mole com costelinha ao vinho, preparada pelo restaurante Vicino della Nonna. Estava uma delícia, mas muito parecido com o “Ossobuco do Caipira Chic”, apresentado pelo restaurante Camillo. Quero deixar claro que não somos expert em gastronomia.


Copa Suína Areia que Canta / Márcio Dalmaso

O segundo prato que experimentamos foi “Copa Suína Areia que Canta”. A combinação de carne com chips de jiló e batata doce do Hotel Fazenda Areia que Canta estava perfeita, só não foi eleita nosso prato número 1 depois de experimentarmos o “Saint Peter Grelhado Brotas Bar”. O filé de peixe com molho de maracujá e especiarias indianas, acompanhado de purê de mandioquinha deixou saudades.


Saint Peter Grelhado Brotas Bar / Márcio Dalmaso

Em terceiro lugar no pódio da Mundo Eco foi o “Trio Crespinho”, servido pelo restaurante do Recando das Cachoeiras. Os bolinhos de arroz temperados com calabresa e milho estavam crocantes e deliciosos.



Trio Crespinho do Recanto das Cachoeiras / Márcio Dalmaso

Não foi muito fácil decidir , já que os outros pratos do festival, como: “Frango Acaipirado”, do Bar Paulistano; o “Talharim do Malagueta”; e a “Costela Cremosa do Jacaúna” também estavam ótimos.


Coppa Doppia do Vila del Capo / Márcio Dalmaso

Para finalizar, as sobremesas: “Coppa Doppia”, sorvete de vanila com calda quente de caramelo, creme de leite e nozes, do restaurante Vila del Capo, e o “Fondue do Tamanduá”, feito com goiabada cremosa, servida quente com queijo fresco, deixaram a noite com um gostinho de “quero mais”.


Brotas Beer / Márcio Dalmaso

Não pudemos deixar de experimentar a famosa “Brotas Beer”, cerveja artesanal produzida na cidade. Eu achei forte e amarga, mas o Márcio não pôde vir embora para São Paulo sem trazer uma de cada tipo: Pilsen, Stout e Weiss.


Apresentação de viola caipira com Cláudio Lacerda e convidados / Márcio Dalmaso

Tudo isso ao som da viola caipira... O evento, organizado pela Abrotur em parceria com a Prefeitura Municipal de Brotas, o SEBRAE, o SENAC e o SENAR, já tem data para o ano que vem, marcada para o dia 16 de agosto de 2013. Até lá, quem estiver ansioso demais para esperar pode experimentar a gastronomia de Brotas nos próprios restaurantes.


Casa da Cachaça / Márcio Dalmaso

Para completar o roteiro gastronômico, nós paramos na Casa da Cachaça. Lá degustamos cachaças artesanais, doces caseiros, isso sem falar no café feito com grãos moídos na hora. Não resistimos e precisamos voltar para casa com 500 gr de café, um queijo meia cura e mais "Brotas Beer"...


Rafting / Divulgação EcoAção

Conseguimos aliar a gastronomia com os esportes de aventura e entre uma refeição e outra tivemos tempo para conhecer as belezas naturais de Brotas de uma maneira bem radical. Fizemos rafting com a EcoAção e canopy fly e canopy tour - uma espécie de tirolesa a uma altura média de 110 metros - com a Mata Nativa. Também visitamos o Recanto das Cachoeiras, o circuito de arvorismo do Alaya Centro de Aventura e o Hotel Fazenda Areia que Canta, nascente onde os grãos de areia emitem som ao ser esfregados com as mãos.


Pousada das Nascentes / Márcio Dalmaso

Com tantas atividades durante o dia, as noites de sono foram garantidas pela tranquilidade da Pousada das Nascentes. A Delma, proprietária, cuidou de todos os detalhes para que a nossa estadia fosse uma experiência inesquecível...

Veja mais fotos na nossa galeria de imagens.

Mais informações sobre o Brotas Gourmet no site www.brotasgourmet.com.br ou sobre a Abrotur no site www.abrotur.com.br.

A Mundo Eco viajou a convite da Abrotur.

Nenhum comentário: