Páginas

22 de junho de 2012

Sábado é dia de Ecochic Day

A segunda edição do Movimento acontece no dia 23 de junho e tem como tema o termo FIB – Felicidade Interna Bruta


Está chegando mais uma edição do Ecochic Day, Movimento que vem sacudindo a cidade, fazendo com que as pessoas repensem suas atitudes e fomentando soluções da cultura sustentável e da economia criativa. Marcado para este sábado, dia 23 de junho, a segunda edição traz importantes novidades ao Movimento, uma delas é o tema proposto, o FIB – Felicidade Interna Bruta. 

O termo foi criado pelo rei do Butão, Jigme Singye Wangchuck, em 1972, em resposta às críticas que diziam que a economia do seu País crescia miseravelmente. Com essa criação, o rei firmou o compromisso de construir uma economia adaptada à cultura do País e baseada nos valores espirituais e humanos locais. A intenção sempre foi de que o FIB pudesse direcionar, de forma humanizada, o futuro da nação.

Inspirado por ele, o Movimento Ecochic Day lança o seu próprio FIB, propondo alguns índices para que brasileiros possam medir e encontrar a felicidade, como consumir apenas o necessário, zelar pelas tradições culturais e dedicar tempo a quem se ama, entre outros.

O evento conta com a participação da designer e escritora Elisa Stecca, com uma sessão de autógrafos de seu livro “Hoje é o Dia Mais Feliz da Sua Vida” e uma conversa super rica e interessante com a economista especialista em economia criativa e da cultura, Ana Carla Fonseca Cainha.

O tecelão artista Alexandre Heberte também marca presença com a Mostra “Nós”, que são ensaios têxteis, frutos de suas experiências com a produção de tecidos para o estilista João Pimenta, e de suas pesquisas com reaproveitamento de materiais.

Já a chef Morena Leite participará da ação Ecochic Day Gourmet, lançando o prato “Felicidade”, especialmente para o Movimento. Essa criação poderá ser conferida em seu restaurante Santinho, localizado no Instituto Tomie Ohtake. “Em todas as edições queremos trazer a participação de pessoas realizadoras e engajadas nas propostas do Movimento e é isso que temos feito desde o lançamento este ano, quando contamos com a presença do estilista Ronaldo Fraga”, conta Mônica Horta, idealizadora e promotora do Movimento Ecochic Day.

Outra ação interessante que acontecerá pela primeira vez nesta edição foi batizada de “Árvores Urbanas”. É um mapeamento físico e virtual pelas árvores próximas aos locais na Vila, onde irão acontecer ações do Movimento Ecochic Day. As árvores serão identificadas, e sinalizadas em um mapa virtual, que ficará disponível no blog do Movimento e no blog Árvores Vivas (www.arvoresvivas.com.br), parceira da ação.

Essas mesmas árvores poderão fazer parte de um “passeio verde”, um roteiro sugerido junto ao mapa no blog, pois cada uma estará fisicamente sinalizada com tags contendo suas informações específicas. Inclusive essas tags poderão ser levadas pelos visitantes durante todo o dia.

Todas as atividades do Movimento são gratuitas, com exceção do Ecochic Day Gourmet. Mais informações e a programação completa podem ser encontradas no blog www.movimentoecochicday.com

Fonte: Trio press

Nenhum comentário: