Páginas

17 de março de 2010

Aprendendo em meio à natureza

Com o início do ano letivo escolas públicas e particulares começam a preparar atividades que melhor envolvam os alunos no aprendizado. Para ajudar os professores nas aulas de biologia e educação ambiental, por exemplo, o Parque Unipraias, de Balneário Camboriú, oferece desde 2001 o programa Parque Escola – a diversão que educa. Direcionado aos estudantes catarinenses, o programa tem o objetivo de transformar a natureza em fonte de conhecimento.

O aprendizado começa com um passeio pelo parque partindo da Estação Barra Sul através dos bondinhos aéreos. Em seguida os estudantes assistem a uma palestra multimídia no auditório Ângelo Antônio Bogo, onde são abordados diversos temas relativos à Mata Atlântica, inclusive o histórico de sua ocupação, desde os índios até a exploração irracional que desencadeou sérios desequilíbrios, transformando o bioma Mata Atlântica num dos mais ameaçados do planeta. Depois da palestra os estudantes podem verificar in loco a biodiversidade do Bioma na caminhada pelas trilhas e mirantes do Parque ambiental. Ali, eles recebem informações dos monitores sobre as diferentes espécies da fauna e flora que podem ser encontradas. No final da caminhada, o programa encerra com um lanche e os estudantes recebem uma cartilha ambiental ilustrada, com informações e passatempos abordando os temas tratados.

Desde sua implantação, o Parque Escola – a diversão que educa, já atendeu mais de 93 mil estudantes e 8.000 professores de escolas das redes pública e privada, consolidando-se como um dos mais bem sucedidos trabalhos de educação ambiental de Santa Catarina, reconhecido através de diversos prêmios. “Esse projeto amplia a iniciativa de responsabilidade social, que existe desde o início da implantação do Parque Unipraias. Todos os anos a direção do Parque escolhe algumas escolas carentes para participarem do programa educativo, sem custo algum”, comenta o diretor de marketing, Cimélio Pereira. O programa conta com o apoio das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, da Chocoleite e da Isabela, e atende grupos de estudantes de março a dezembro (período letivo), de quarta-feira a sábado.

Para se inscrever, as escolas devem agendar suas visitas com antecedência pelo telefone (47) 3404-7630 ou pelo e-mail parqueescola@unipraias.com.br.

Nenhum comentário: