Páginas

22 de março de 2010

Água – A importância do uso consciente desse bem natural

Por Silvio Catani, gerente de marketing da Itron na América Latina

No Brasil, 22 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Em todo o mundo, esse número chega a 1 bilhão. O Brasil possui cerca de 15% dos recursos hídricos disponíveis no mundo, entretanto, o volume de água disponível para consumo humano é de cerca de 3%, o que torna ainda mais essencial a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos hídricos.

Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da UNICEF, cerca de 1,5 milhão de crianças morrem anualmente por problemas relacionados à água – seja por falta dela ou pela ingestão de água de má qualidade. Outro relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) revela que cerca de 1 bilhão de pessoas, especialmente na África, usa fontes de água impróprias para o consumo. Enquanto isso, em países ricos, o consumo de água é exagerado.

Consumir água com exagero em um lugar é contribuir para que falte em outro local, o que prejudica a todos, direta ou indiretamente. Os moradores das regiões mais ricas da Grande São Paulo, por exemplo, gastam em média 220 litros de água per capita por dia e, os mais pobres, 130 litros. A OMS recomenda 120 litros por dia. Ou seja, parte da população poderia economizar diariamente até 100 litros de água.

Por isso, o consumo consciente é hoje uma necessidade e pode ser feito por meio de ações simples do dia a dia, como reduzir o tempo do banho, ou fechar a água enquanto se escova os dentes. Além disso, ao longo dos anos, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para ajudar o consumidor no combate ao desperdício da água.

Um exemplo é a medição individualizada. Até hoje, a maioria dos condomínios brasileiros possuem apenas um hidrômetro na entrada do prédio/condomínio e a conta de água é dividida pelo número de condôminos. Com isso, os moradores dos prédios não tem muita noção de quanto e como eles gastam água. Com a medição individualizada, cada apartamento terá o seu medidor e pagará por aquilo que consumiu, o que, além de ser uma forma mais justa de cobrança, ajuda no controle de vazamentos e também com os desperdícios diários.

Mais que mudanças de hábitos é importante que as pessoas se conscientizem da importância de se economizar água e passem essa cultura para seus filhos e netos. Se a redução no consumo e no desperdício não começar a mudar já, é bem provável que em pouco tempo sofreremos com os racionamentos e a escassez de água.

Conforme a Declaração Universal dos Direitos da Água, publicado em Organização das Nações Unidas, em 1992, a água faz parte do patrimônio do planeta sendo cada cidadão responsável por este recurso. “Sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis”.

Nenhum comentário: