Páginas

12 de março de 2009

Reciclando as idéias

Já pensou em começar a fazer algo pelo meio ambiente? Sei que não é fácil nos reeducarmos, mas o esforço vale a pena!

A sensação de fazer algo de bom para o Planeta Terra é muito gratificante. Se você fuma e já tentou parar diversas vezes, comece evitando jogar bitucas de cigarro na rua e fume em lugares abertos, arejados.

Um bom começo para todos seria reciclar o lixo em casa e no ambiente de trabalho, é facinho! A Prefeitura de São Paulo presta o serviço de coleta, basta ligar no 0800 770 11 11 e saber em qual dia da semana o lixo reciclável é recolhido na sua região. Não precisa ficar preocupado em separar plástico, papel e alumínio,é só colocar tudo no mesmo saco e pronto! Isto é: devidamente limpo. Se você mora num condomínio e no seu prédio não fazem seleção de lixo, esta é uma boa hora para você fazer uma campanha e levar esta idéia para outros moradores. Ou se na sua cidade não tem este tipo de serviço, esta é a hora de você mostrar o seu interesse em salvar o planeta!

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a quantidade de lixo gerado na cidade diariamente é de cerca de 15 mil toneladas, sendo 9 mil de resíduos domiciliares que vão para aterros sanitários. Apenas 0,6% do montante de lixo gerado na cidade vai para a coleta seletiva.

Um estudo feito pelo engenheiro e arqueólogo, André Wagner Oliani Andrade, num aterro de Mogi das Cruzes mostrou que dos 14.693 itens coletados e identificados, 61,5% eram plástico e 8% papel (fonte: Super Interessante /dez 2008).

Qual seria o índice se esta pesquisa fosse feita em todo Brasil? Os números assustam, mas ainda podemos mudar esta situação.


Nenhum comentário: