Páginas

14 de novembro de 2011

Celine Cousteau e David De Rothschild participam do último dia do II Fórum Global de Sustentabilidade

Celine Cousteau no Fórum do SWU / Foto: Márcio Dalmaso
O primeiro painel de debates do último dia do II Fórum Global de Sustentabilidade do SWU foi marcado pelo tema "Água".

Milena Boniolo, vencedora do Prêmio Jovem Cientista 2006, abriu o painel falando sobre a importância do uso da casca de banana para tratamento de efluentes radioativos.

Em seguida, o surfista Jon Rose, fundador da ONG Waves4Water, contou sobre a missão de salvar vidas levando água potável para comunidades carentes, vítimas de guerras e catástrofes naturais. "É uma piada crianças morrendo por falta de água potável, sendo que existe soluçãopara isso", desabafou. 

"Isso é vida", comentou Jon Rose enquanto segurava o pequeno filtro desenvolvido por ele, que transforma qualquer tipo de água imprópria em potável. 

O ambientalista Fabio Feldman falou sobre sua luta pelo meio ambiente e desenvolvimento sustentável, seguido da ambientalista e documentarista Celine Cousteau. Grávida, ela aproveitou seu barrigão para lembrar aos participantes do Fórum que nossos primeiros meses foram na água. Durante toda a palestra ela enfatizou a importância de voltarmos para as nossas raízes.

Nada chamou tanto a atenção quanto um maravilhoso vídeo sobre baleias, em que a cinegrafista pôde ficar bem próxima da mãe e do seu filhote. Logo em seguida, Celine Cousteau apresentou outra filmagem em que o mergulhador tentava ajudar uma baleia que estava debilitada e sem se alimentar devido aos mais de 200 kg de lixo presos em sua calda por uma rede de pesca. Ela ainda convidou os participantes a refletirem sobre o que viram e terminou pedindo para que todos se levantassem e olhassem para a pessoa ao lado dizendo: "Começa com você!".

O painel foi fechado pelo ambientalista David De Rothschild. Bem humorado, ele até cantou no palco enquanto esperava um de seus vídeos começar. Durante a apresentação ele falou que o que faz a diferença são as ações efetivas, criticou o ativismo virtual e apresentou vídeos sobre as consequências ambientais da construção da usina de Belo Monte.

Nenhum comentário: