Páginas

31 de outubro de 2011

#florestafazadiferença

Campanha já mobilizou classe artística, pesquisadores e reuniu mais de trinta vídeo- depoimentos e fotos, que pedem atenção dos senadores para evitar mudanças no Código Florestal Brasileiro

A campanha #florestafazadiferença mobilizou a classe artística para a gravação de uma série de vídeo-depoimentos que foram editados por Fernando Meirelles. Voluntariamente o cineasta pediu a amigos e parceiros que fizessem produções caseiras, com uma mensagem aos senadores, sobre as alterações do Código Florestal, em trâmite no Senado. Os vídeos produzidos por câmeras pessoais, webcams e celulares foram editados por Meirelles, que recebeu mais de 25 depoimentos.

Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, nomes como Gisele Bündchen, Wagner Moura, Alice Braga, Maria Flor, Marcos Palmeira, Bruna Lombardi, Carlos Alberto Ricelli, Rodrigo Santoro, Denise Fraga, Angelo Antonio, Gero Camilo, Ricardo Abramovay, Felipe Camargo, Fernanda Torres, entre muitos outros, produziram vídeos e enviaram ao cineasta. Sem roteiro e sem direção, os depoimentos são declarações reais e sinceras, de pessoas que esperam ser ouvidas pelos políticos, e um chamado aos senadores para evitar mudanças que piorem o Código Florestal Brasileiro, atualmente em discussão no Senado. Com a colaboração dos publicitários Percival Caropreso e Raul Cruz Lima, o material foi editado e se transformou numa grande campanha.

A campanha #florestafazadiferença é uma iniciativa de apoio ao Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, uma coalizão de mais de 150 organizações da sociedade civil contra as mudanças no Código Florestal Brasileiro em tramitação no Senado.

Além dos vídeo-depoimentos que se espalharam rapidamente pela internet, a #florestafazadiferença conta também com fotos de artistas e músicos com cartazes da campanha,  com mensagens como: “Esta região podia ser mais segura se tivesse florestas nas encostas dos morros “Este rio podia ser mais limpo se tivesse florestas nas margens”. “O ar que você respira podia ser melhor se tivesse florestas mais perto”, entre outros.

Já foram criados no País comitês nas cidades de São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba, Distrito Federal, além do comitê Estudantil de São Carlos. Mais informações sobre as ações da campanha podem ser encontradas no site www.florestafazadiferenca.com.br e no Twitter, com hashtag #florestafazadiferenca.

Assista ao vídeo com o depoimento de Wagner Moura 






Nenhum comentário: