Páginas

20 de julho de 2011

Mutirão de limpeza tira três toneladas de lixo das margens da Billings

Em apenas cinco horas de atividade, 150 voluntários recolheram cerca de três toneladas de lixo das margens da represa Billings. O mutirão de limpeza foi realizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio das secretarias de Gestão Ambiental e Transportes e Vias Públicas, na região do Parque Ideal.

Do local foram recolhidos todo o tipo de lixo, como garrafas PET, roupas, embalagens, louças e até vasos sanitários. A limpeza foi a primeira etapa para a recuperação ambiental da área, que receberá reflorestamento com o plantio de 4 mil mudas a partir do dia 20 de julho, em um esforço para melhorar a qualidade ambiental do Grande Alvarenga.

Para o secretário de Gestão Ambiental, Gilberto Marson, a participação e a conscientização da população são de fundamental importância para o sucesso desse trabalho. "Sem a colaboração da comunidade, essa luta não teria sentido. É através da educação socioambiental continuada que conseguiremos garantir a qualidade da nossa água", destaca.

Conforme o Censo 2010, os bairros às margens da Billings, em São Bernardo, ganharam 20 mil novos moradores entre 2000 e 2010. Para o representante da Sociedade Amigos do Bairro Parque Ideal, Amarildo Reis, o mutirão mostra de perto o problema para a população. "O trabalho de conscientização ambiental é muito importante, pois evita que toneladas de detritos sejam jogadas nas margens da represa. É necessário que a comunidade participe não só da limpeza, mas principalmente mantendo o espaço limpo e preservando a água, que é essencial para a vida", destaca.

O evento contou com a participação da comunidade do Grande Alvarenga e de algumas entidades ambientalistas.

Nenhum comentário: