Páginas

29 de junho de 2010

Baleias-Jubartes poderão ser caçadas no Ártico

As baleias-jubartes, famosas por seu canto e por suas gigantescas nadadeiras, voltarão a ser caçadas legalmente por humanos no Ártico, decidiu a CIB - Comissão Internacional da Baleia.

A determinação significa que 27 jubartes poderão ser abatidas nos próximos três anos. É a primeira vez que se autoriza o abate da espécie em escala que pode ser considerada comercial.

A permissão foi dada aos povos indígenas da Groenlândia. Segundo a CIB, povos que usem as baleias como alimento e como elementos importantes de sua cultura original podem capturar um número limitado de cetáceos.

Na prática, porém, há sérias dúvidas sobre o caso das jubartes da Groenlândia, uma vez que a carne das baleias da espécie fin, já capturada pelos nativos com permissão da CIB, frequentemente vai parar nos supermercados da Dinamarca.

As jubartes deixaram oficialmente o status de ameaçadas de extinção há apenas dois anos, o que faz biólogos e conservacionistas temerem a volta da captura.

Os países latinos chegaram perto de tentar melar a negociação, pedindo votação em vez de decisão por consenso. Seria necessária uma maioria de três quartos dos 88 países-membros da CIB para a vitória da proposta de caça à jubarte, colocada na mesa pela Dinamarca. Na última hora, porém, os dinamarqueses conseguiram o apoio do resto da UE, bem como dos países caçadores.

Fonte: Folha de São Paulo Online

Nenhum comentário: