Páginas

16 de fevereiro de 2012

Conheça mais sobre o Velotour 2012

Uma opção diferente para o Carnaval em Santa Catarina é o Velotour – uma viagem coletiva de bicicleta, por sete dias, pelo Circuito Vale Europeu de Cicloturismo. São 350 quilômetros de pedalada entre os dias 19 e 25 de fevereiro. A organização do Velotour 2012 elaborou um questionário com dúvidas freqüentes dos participantes.

1.    Existe uma classificação de chegada no Velotour?
Não. Também não há cronometragem da  chegada dos participantes. Não é uma corrida nem um evento competitivo. Na verdade o Velotour é uma grande celebração da bicicleta, tanto como meio de transporte, forma saudável de lazer e como ferramenta de interação com o meio e com as outras pessoas. O tempo do percurso só é limitado pelos horários de início e fim que em geral vão do amanhecer ao por do sol, e o participante gerencia o seu próprio ritmo.

2.    Posso colocar minha bagagem no carro de apoio?
Não. O objetivo do Velotour é justamente criar uma situação de viagem real. Por isso não há carro de apoio e os participantes carregam sua bagagem. O carro de resgate passará somente uma vez no final do dia e não poderá ser utilizado como apoio.

3.    Iniciantes podem participar?
Apesar de não ser necessária experiência em cicloturismo, o Velotour pressupõe bom preparo físico e experiência com bicicleta, pois serão muitas horas pedalando e não haverá estrutura de apoio nem guias.

4.    Menores de idade podem participar?
Somente acompanhados de pais que irão pedalar, e mediante uma autorização por escrito, assumindo todas as responsabilidades e isentando a organização das mesmas. Não é aconselhado para menores de 12 anos.
 
5.    Todos recebem o Certificado de Conclusão?
Todos os participantes que fizerem a totalidade do percurso pedalando (ou empurrando) e tiverem suas credenciais carimbadas em todos os PCs receberão o carimbo de Conclusão na credencial. Os participantes que não percorrerem todo o trajeto pedalando ou que não puderem completar o trajeto receberão um carimbo de Participação. Os participantes que desrespeitarem as regras do Velotour perdem o direito de receber os carimbos e o certificado. Participantes que perderem a credencial não receberão os carimbos novamente.
 
6.    O que devo levar para o Velotour?
O uso do capacete ciclístico é obrigatório. Sua bicicleta deve estar em perfeitas condições, revisada e testada para não apresentar problemas durante o Velotour, pois mecânicos ou lojas de peças vão estar bem longe na hora do problema. É importante levar: luvas ciclísticas, óculos de sol ou de proteção, protetor solar, capa de chuva, agasalho, ferramentas básicas de reparo, câmera de ar extra, água para o dia inteiro (pelo menos 1,5 litros), alimento para consumir ao longo do dia, muda de roupa seca (embalada em plástico), refletivos e farol com pilhas extras (mesmo sendo uma atividade diurna é sempre bom estar prevenido).
 
7.    Que tipo de bicicleta devo usar?
Recomenda-se o uso de bicicleta tipo mountain bike com relação de marchas leve (de preferência 24 ou 27 marchas) para encarar as subidas, e com pneus largos e com cravos para as estradas de terra. Para quem utiliza bicicleta reclinada, valem as mesmas recomendações sobre as marchas e os pneus. Não serão aceitos participantes com bicicletas motorizadas.
 
8.    O Velotour é um tipo de Audax?
Não. Apesar estrutura semelhante os objetivos são bem diferentes. O Velotour não visa a superação de limites, nem desafio de quilometragens muito altas. A idéia é aproveitar ao máximo o percurso com paradas para conhecer os lugares, as pessoas, tomar banho de cachoeira, etc.
 
9.    Como eu me inscrevo para o Velotour?
A inscrição é feita na data de início do Velotour com uma hora de antecedência, portando documento e assinando o termo de adesão. Como não há limite de vagas para a participação, o único fator limitante são as condições de hospedagem local que devem ser providenciadas com antecedência por cada participante.

Outras perguntas podem ser feitas no clubedecicloturismo@hotmail.com.

Nenhum comentário: