Páginas

22 de dezembro de 2010

Senac São Paulo lança calendário com fotografias captadas por pessoas com deficiência visual

A percepção de quem enxerga se une à sensibilidade de quem não pode ver, resultando em mais uma demonstração das grandes possibilidades da experiência humana coletiva. O Projeto de Alfabetização Visual é um curso de fotografia participativa do Senac São Paulo, com dez anos de existência, cuja prática vai além do campo das técnicas de representação de retratos, paisagens e objetos. Desde abril de 2008, o projeto tem um novo desafio: ensinar pessoas com deficiência visual a imprimir suas percepções de mundo em imagens fotográficas.

Em uma iniciativa inédita, o Senac produz um calendário totalmente acessível aos deficientes visuais, tanto na linguagem braile quanto nas fotografias trabalhadas em relevo, captadas pelos alunos, sob orientação de educadores – alunos do curso de Bacharelado em Fotografia. O calendário é destinado aos participantes do projeto e funcionários da instituição com deficiência visual.

Acervo Braile
Na biblioteca do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, a instituição mantém o Espaço Braille que oferece a alunos, professores e comunidade aulas de informática para pessoas com deficiência visual e com visão subnormal, oficina de reforço de braile para cegos e videntes, serviço de digitalização, impressão em braile e gravação em áudio e empréstimo de livros, CDs (de música e livro), DVDs. São 600 títulos de livros nos formatos braile e áudio (MP3 e áudio). Além disso, diversas unidades em todo o Estado de São Paulo disponibilizam às comunidades alguns desses materiais.

Nenhum comentário: