Páginas

12 de março de 2010

Casa de Cultura e Cidadania comemora 2 anos de atividade

Grupo de Articulação Social, com patrocínio da AES Eletropaulo, inscrito na Lei Rouanet e na Lei de Incentivo dos Esportes, realiza nesta sexta-feira, 12, e sábado, 13, atividades em comemoração aos dois anos da Casa de Cultura e Cidadania da Vila Guacuri, em São Paulo, primeira das seis unidades que funcionam no Estado como projeto de responsabilidade social da concessionária de energia e já atende a mais de cinco mil pessoas, com multiações de cultura e cidadania. A iniciativa também encerra a semana do Dia Internacional da Mulher.

A Casa de Cultura e Cidadania foi criada com o objetivo de levar a comunidades carentes atividades que desenvolvam habilidades artísticas e culturais, além de orientação sobre práticas de cidadania. Apenas na Vila Guacuri, projeto inaugural, cerca de mil pessoas são atendidas diariamente, com idade entre seis e 17 anos. Nas seis unidades onde está presente (Barra Bonita, Caconde, Lins, Osasco (SP), São José do Rio Pardo, e Vila Guacuri), a Casa de Cultura e Cidadania atinge mais cinco mil pessoas.

A abertura do evento, no dia 12, às 19h30, será uma homenagem especial às mulheres da comunidade, com apresentação do espetáculo teatral “Silibrina? É a Diana, Menina!!”, que promove a interatividade com o público no final, quando a platéia é convidada a dançar junto com os atores a dança dos arcos e do cavalo-marinho. A peça é baseada no universo feminino, subliminarmente enfocado no espetáculo, e no folguedo popular do “pastoril”, brinquedo essencialmente feminino da cultura brasileira, ambos fatores abordados no trabalho desenvolvido junto às mulheres freqüentadoras das aulas de dança contemporânea da Casa de Cultura e Cidadania.

No dia 13, a comunidade de Guacuri e moradores do entorno poderão participar, a partir das 13h, de várias apresentações artísticas das linguagens do projeto, assim como apresentações musicais de grupos populares da comunidade, oficinas artesanais e aproveitar a Feira de Negócios, batizada de “Guacuri Empreendedor”, com exposição para compra dos produtos confeccionados por grupos de geração de renda da comunidade, integrantes ou não, do projeto “Empreender com Energia”. Os empreendedores comunitários também poderão contar sobre sua experiência, motivando outras pessoas a iniciarem seus próprios negócios através da pratica de seus talentos.

PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO – DIA 13

13h - Abertura do evento – apresentação crianças e adolescentes da Casa no espaço da lona
13h - Início das Oficinas ( Fuxico e Cabelo Afro – proposta Andrea/ Oficina de Maquiagem (voluntário)/Oficina de Customização de calçados (a confirmar)/ )
14h - Oficina de Escultura de Balão, maquiagem facial para crianças.
14h30 - Apresentação crianças e adolescentes Casa de Cultura.
15h - Apresentação Grupo Musical da Comunidade (a confirmar)
16h30 - Encerramento do evento com a participação da Bateria do Bloco Carnavalesco Pé Grande ( a confirmar)

Serviço
Casa de Cultura e Cidadania Vila Guacuri

R. Joaquim Forzano, 50, Vila Guacuri, SP

Nenhum comentário: