Páginas

2 de fevereiro de 2010

Rafting: resgate e reconstrução de São Luiz do Paraitinga

Uma das famas da cidade de São Luiz do Paraitinga vem do rafting, bastante procurado por turistas, principalmente no verão. Em 1º de janeiro as equipes de rafting ajudaram a salvar a população da cidade após São Luiz ficar praticamente submersa com o transbordamento do Rio Paraitinga.

Cerca de 50 voluntários fizeram parte das equipes de salvamento que, em botes infláveis, passaram de casa em casa para levar pessoas a lugares seguros. A mobilização surpreendeu pela velocidade. Antes da chegada do Corpo de Bombeiros (o mais próximo da região fica a 40 km do município) os botes das operadoras que atuam em São Luiz já tomavam as ruas totalmente alagadas.

Além da força da natureza, os instrutores tiveram dificuldades em convencer os moradores a deixar suas casas. Certos da necessidade de evacuação, voltaram mais de duas vezes em locais onde havia resistência até conseguir transportar todos.

O centro da cidade está destruído e não há comércio, mas os botes de rafting que foram resgatados por João Eduardo, da Cia de Rafting, devem voltar às corredeiras do Rio Paraitinga em breve. Assim, os instrutores dão o recado: “Para ajudar São Luiz, Pratique o rafting!”.

Nenhum comentário: